Década de 70 - Clássicos 3

O filme sueco Gritos e Sussurros de Ingmar Bergman (direção e roteiro) marcou este ano e é lembrado até hoje como um grande clássico, que expõe os sentimentos com crueza, da maneira como eles realmente são.
Três irmãs se reencontram quando uma delas, Agnes, está muito doente, praticamente em seu leito de morte. As outras duas irmãs Karin e Maria (Liv Ullmann - de "Horizonte Perdido") acabam expondo suas dificuldades de relacionamento, seus egoísmos, suas friezas e a falta de afeição uma com a outra. E parece que a única a realmente se importar com a irmã doente é a governanta: Anna.
"Este filme é uma síntese de todos os temores, fraquezas, ilusões, misérias e alegrias da alma. É um grito desesperado; uma prece sussurrada; um uivo de desepero; é o ser humano desnudo e impotente diante dos grandes mistérios para os quais não há resposta: a vida, a morte, a felicidade, o relacionamento entre o homem e a mulher, entre os irmãos e entre diferentes classes; o tempo impassível que devora as horas. Tudo isso Bergman filtrou nesta sua obra prima". (Rubens Ewald Filho)
"Infelizmente somos e permanecemos analfabetos em termos de sensibilidade e de sensações morais. Todos nós bloqueamos nossos sentidos. Na escola aprendemos tudo sobre história ou matemática, mas nada sobre como funcionam a alma e o espírito. Não tenho certeza de que eu mesmo entenda Gritos e Sussurros inteiramente". (Ingmar Bergman)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home