O ano... (de 1970)


"O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias" (2006)
Direção: Cao Hamburger
1970 : O Brasil está em plena ditadura militar, os pais de Mauro (Michel Joelsas) tem que sair de "férias" para fugir dos militares. Mauro é deixado na casa do avô, no entanto, seu avô morreu na mesma tarde que ele chega para visitá-lo, apenas alguns minutos antes dele chegar. Mauro fica esperando no prédio do avô, no corredor em frente ao apartamento, sem saber que o avô havia falecido. Shlomo um senhor judeu encontra Mauro e acaba cuidando do menino, enquanto seus pais não vêm buscá-lo.
Mauro conhece várias pessoas, um jovem comunista (Caio Blat), uma moça da lanchonete, que namora um goleiro, uma garotinha que mora no mesmo prédio, e vários judeus amigos do seu avô e de Shlomo. Eles começam a chamar Mauro de "Moisés"(porém em judáico), por ter sido abandonado na porta de Shlomo, como Moisés(Bíblia) foi abandonado e encontrado pela filha do Faraó.
Os pais de Mauro prometeram que voltaríam na Copa de 70, e Mauro, louco por futebol, fica esperando ansioso para assistir os jogos com os pais. - Mais um filme que mostra o terrível momento histórico da ditadura, porém, desta vez, através do olhos de um garoto. - Ótima interpretação, na minha opinião, de Germano Haiut, que faz Shlomo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home