Glamour, Surpresas e Aquecimento Global...

Assim como todo ano, uma noite com muito glamour, que acaba se transformando em um desfile de estilo e muitas vezes exageros. Este ano algum dos destaques foram a enorme e espessa cauda do vestido de Penelope Cruz; o justo e decotado vestido de Isla Fisher, namoradinha do "Borat"(Sacha Baron Cohen)-ela também atuou na comédia "Penetras Bons de Bico"(2005)- e os terninhos coloridos (inclusive um semelhante ao de "Willy Wonka") e sapatos brancos da comediante e apresentadora da celebração Ellen DeGeneres.
Entre as beldades da noite: A elegantérrima vencedora do prêmio de melhor atriz Helen Mirren; a vencedora do mesmo prêmio de 2006 Reese Witherspoon, com seu novo visual e a também melhor atriz de 1989 e 1992 Jodie Foster.
E os homens: Clive Owen ("Filhos da Esperança"), Ken Watanabe("Cartas de Iwo Jima"), Mark Wahlberg("Os Infiltrados"), Gael García Bernal("Babel"), Djimon Hounsou("Diamante de Sangue"), entre outros.
Grandes momentos: A intervenção musical e cômica do trio: Will Ferrell, Jack Black e John C. Reilly. A apresentação musical das três músicas indicadas do filme "Dream Girls", com o próprio elenco do filme. E a união dos três reconhecidos diretores: George Lucas, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, para entregar o prêmio para o diretor Martin Scorsese, que inclusive foi o mais aplaudido da noite, merecidamente. - Referência aos três aclamados diretores latinos: Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro.
Prêmios: Destaque para "O Labirinto do Fauno"(Espanha) que recebeu três prêmios técnicos, mas perdeu o prêmio de melhor filme estrangeiro para "Das Leben der Anderen"(Alemanha). O ator veterano Alan Arkin que recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em "Pequena Miss Sunshine", enquanto a maioria esperava que Eddie Murphy ("Dream Girls") fosse ganhar. A animação "Happy Feet" deixou "Carros" para trás. E a acirrada disputa entre Clint Estwood e Martin Scorsese terminou com Scorsese e seu "Os infiltrados" recebendo os principais prêmios da noite.
Outro elemento importante foi a ressalva para o combate ao aquecimento global, uma luta interminável, em que o político Al Gore vem trabalhando há anos. Seu documentário "Uma Verdade Inconveniente" recebeu dois prêmios - melhor documentário e melhor canção original.